Como vocês já devem saber, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada(SISU) começam na segunda-feira, dia 7.
Milhões de estudantes já verificaram suas respectivas notas e aguardam anciosos uma vaga em alguma universidade. Porém, uma situação que aconteceu no ano passado e que está acontecendo de novo esse ano, é a insatisfação de alguns candidatos com relação às notas.
O método de correção das provas do ENEM é bem complexo e um pouco difícil de entender! Mas não esqueçam que essa correção é feita por base na Teoria de Resposta ao Item(TRI), que na prática é o seguinte: quanto mais acertos uma questão tiver, menos pontos ela vale.Consequentemente, quanto menos acertos, mais pontos.
Portanto, o número de questões acertadas não determina sua nota e sim, quanto vale cada questão correta. Por isso, é normal se por acaso você acertou mais questões de português do que de matemática, sua nota em matemática ser maior do que a de português.
Outra situação que está gerando muito desconforto entre os candidatos, é a nota da redação, que na minha opinião é ainda mais complicada de entender, pois a correção é feita por professores, seres humanos e não por máquinas, e portanto, de forma subjetiva.
Confira a seguir duas reportagens que tratam disso e tentam explicar como é feita essa correção:
REPORTAGEM 1, REPORTAGEM 2.
BOA SORTE A TODOS!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário