Ler criticamente é uma atividade que não se limita a tecer considerações como gosto/não gosto, certo/errado, concordo/discordo. Ler de forma crítica é ir além do texto, é perceber nas entrelinhas, é ler o não escrito - ou o não dito - como fazemos nos momentos mais diversos de nossas vidas. Lemos um olhar, um sorriso amigo, uma palavra áspera, um tom sarcástico.
A leitura, além de ser uma atividade individual e particular, é também uma prática social coletiva. Assim sendo, a nossa interpretação de um texto sofre influências determinadas tanto individual quanto socialmente. Os textos, portanto, não podem ser vistos como produtos finitos e limitados. Eles têm uma história(autor, significado, data, fonte, etc) e a forma que adquirem contribui para a construção do seu significado.
Assim, a leitura crítica pressupõe observar e avaliar o tipo de texto/gênero, assunto, a área do conhecimento a que pertence, a fonte, o objetivo, o público alvo a que se destina e o discurso.
Há um passo a passo que pode servir como ponto de partida para analisarmos qualquer texto:
- Quem é o autor do texto?
- Se não há autor explícito, qual é a sua fonte?
- Qual é o assunto tratado no texto?
- Quais são os objetivos do texto?
- O que o texto pode representar para o leitor?
- Quem é o público alvo?
- Que finalidade o autor poderia ter em mente ao escrever sobre aquele assunto?
- Como a forma em que foi escrito o texto aproxima/afasta o leitor do asssunto?
- Que outros textos lidos sobre o assunto podem ser relacionados a ele?
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